Dicas para se atrasar menos. O problema do atraso crônico.

by - 13:07

Atraso Crônico??

Quem me conhece, ou está próximo de mim sabe: meu sobrenome é atraso! Gente eu juro que tento não me atrasar tanto, faço planos, invento maneiras de ser mais rápida mas NÃO FUNCIONA! Já pensei até que fosse algo genético, doença algo assim, porque é quase inexplicável como uma pessoa pode se atrasar tanto, e o motivo não é acordar fora do horário, porque ás vezes eu acordo bem mais cedo e ainda assim me atraso. É incrível como eu tenho esse Superpoder!

Imagem: We Heart It

Depois que me mudei pra Feira de Santana, pra estudar na UEFS (e pretendo falar sobre isso em vídeo, muito em breve) tive muitas dificuldades com o relógio, muito piores do que eu já tinha. Porque mesmo eu não morando sozinha (divido o apartamento com uma colega) meus pais não estavam lá pra puxar minha orelha quando eu me atrasava. Imagine que problemão, era certeza me atrasar todo dia. 

Mesmo não tendo acabado de vez com o problema, consegui diminuir a frequência com que acontecia, comecei a perceber o que me atrasava e fui tentando melhorar, minha vida inteira foi uma luta contra o relógio e finalmente estou conseguindo dominá-lo, não totalmente, como eu queria mas um pouco, que já é bem significante pra mim. 

Não sou nenhuma Expert no assunto, mas acredito que as coisas que aprendi por experiências próprias, possam ajudar alguém que também sofre desse mal. 



Imagem: Obvious

1. Identifique o que te atrasa

Podem ser vários motivos diferentes, desde perder tempo no Whatsapp ou mesmo dormir até mais tarde, se você conseguir identificar o problema vai ser muito mais fácil tentar pará-lo ou adaptar-se a ele, ás vezes pode ser somente uma coisa simples, outras vezes pode ser um conjunto, apesar de difícil não é impossível, e com força de vontade se consegue qualquer coisa.

Quando identifiquei meu problema, quase não acreditei, estava o tempo todo na minha cara e nunca tinha percebido, a verdade é que tenho um ritmo lento, nunca fui rápida, para nada, nem pra falar nem pra comer, gosto de aproveitar cada momento, gosto de sentir as coisas em cada detalhe, ando devagar, escuto músicas calmas, tomo meu café bem lentamente aproveitando cada molécula, hahaha a correria do dia-a-dia não foi feita pra mim.

Consequência: Por motivo da minha lentidão, colecionei inúmeros atrasos. Hahaha! E vocês acham que vou parar de ser assim? É a minha identidade, meu jeito de ser, minha natureza. Não vou parar de ser assim, Mas eu posso me adaptar perfeitamente. 
Solução: Já que preciso de um café-da-manhã mais demorado, acordo 30 min. mais cedo, e se eu precisar de um sono mais longo? durmo mais cedo, ao invés de ficar no Facebook até meia noite, durmo 22:00, e assim por diante, faça seus horários segundo as suas necessidades.
Dica: Não assuma mais compromissos do que o que pode cumprir, isso pode acabar te deixando estressado e roubando sua paz e seu tempo.

2. Esteja disposto a abrir mão de algumas coisas

Como já sabia que era da minha natureza fazer as coisas bem devagar, percebi que teria que abrir mão de algumas coisas, também não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo não é? Na hora de decidir o que continuar fazendo e o que precisa parar, use a balança do "vale a pena" por exemplo: O que vale mais a pena? Ficar 20 minutos no banho? Ou tomar café mais devagar? O que vale mais a pena? Ficar no Facebook até mais tarde ou sair do Facebook e ter um sono mais longo? Dessa forma você consegue medir o que é melhor para você e fazer as escolhas certas.

3. Estipule seus horários, não seja flexível consigo mesmo

Se você planeja sair de casa 7h da manhã faça o possível e o impossível para sair nesse horário, Não adianta querer ficar adiando, confiando na tolerância das pessoas, acredite uma hora ela acaba, e você pode perder coisas muito importantes por causa de um atraso que poderia ser evitado.
Dica: Faça uma lista com sua rotina e estipule os horários que precisam ser cumpridos. Ás vezes quando estamos vendo o que devemos fazer, conseguimos nos lembrar e aproveitar melhor o tempo.
OBS: Na hora de se programar não esqueça de contar com os imprevistos.

Tenho certeza que colocando essas dicas em prática, você conseguirá diminuir os seus atrasos, com o passar do tempo você vai se conhecendo melhor e entendendo o que funciona e o que não funciona pra você.

Pesquisando depois sobre o assunto encontrei um site, de uma psicóloga que explica os vários motivos de nos atrasarmos. Se quiser conferir clica aqui, é um pouco longo, mas vale a pena!

Lembra que falei do atraso crônico? Se quiser saber mais sobre isso achei algumas reportagens, mas nada que prove cientificamente que é uma doença. Clica aqui e aqui

Espero de coração que esse post tenha ajudado outras pessoas, se te ajudou, se tem alguma dica pra compartilhar, se não tem problemas com o relógio ou qualquer coisa que queira falar comenta aqui em baixo, é um prazer responder todos vocês!

Um beijo e até a próxima!


You May Also Like

16 comentários

  1. Oi Lore !!! Além de ser minha xará, ainda descobri que você veio estudar bem pertinho de mim, que legal estarmos em contato agora e fazendo parte do projeto para blogs. Com certeza estaremos visitando nossos blogs bem mais vezes. Adorei seu blog, muito lindo e com temas bem interessantes. Sobre o atraso, realmente é um problema, principalmente quando precisamos devolver muitas atividades diárias (estudo, trabalho, casa, família, blog, etc), o melhor é se organizar e tentar cumprir nossas metas. Muito sucesso pra você, bjooo

    Meu Blog Diário
    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lore, que legal saber disso, antes da Gaby Colombo eu não conhecia nenhuma blogueira de Feira, agora já conheço duas :D
      Quem sabe futuramente a gente não faz um encontro não é? kkk
      Muito obrigado pelo carinho, um beijo :*

      Excluir
  2. Gostei das dicas!
    Adorei seu blog!
    Seguindo, segue de volta?
    http://momentopenelopebyangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Preciso seguir tuas dicas por que minha amiga, meu sobrenome é atraso também, e já achei que fosse doença ou algo genético, mas nao adianta, sou atrasada de nascença hahahaha

    Beijos,
    www.estilo-malu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando bati o olho neste post, já soube que me identificaria com o blog, hahahahahaha ♡. Tenho um sério problema com atraso. Vou imprimir este post para deixar as dicas bem a vista, na penteadeira! Hahahaha, adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk que ideia legal Paty, adorei! acho que vou fazer também :D

      Beijos ;*

      Excluir
  5. Amei as dicas lorena! Eu sou meio lerdinha, para me arrumar então isso acaba me atrasando pro compromissos, e é bem chato ¬¬ Amei o post, beijos

    www.blogisabellefreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, isso acontece sempre comigo também :/
      Que bom que gostou ^^

      Beijos ;*

      Excluir
  6. Amei as dicas gata, bjkas e ótima semana!
    http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá lindona!
    Adorei o blog ! <3
    jenymello.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Lorena, que blog lindo é esse? Tô com vontade de passar horas e horas por aqui <3 Parabéns!

    http://www.donamanda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que fofa :3 Muito obrigado Amanda, fico muito feliz em saber que gosta :D

      Excluir

Olá, não saia sem deixar seu comentário, sua opinião é muito importante!